Um dos capítulos mais sombrios da história da aviação brasileira está prestes a ser revisitado em detalhes. A Netflix acaba de revelar o teaser da série documental "Congonhas - Tragédia Anunciada", produção que promete mergulhar fundo nas causas e consequências do trágico acidente aéreo de 17 de julho de 2007, quando o voo 3054 da TAM, proveniente de Porto Alegre (RS), ultrapassou a pista do Aeroporto de Congonhas, colidiu com um prédio da própria companhia aérea e ceifou 199 vidas.
Com três episódios, a série reconstitui minuciosamente a cadeia de erros que transformou o pouso de rotina em uma das maiores tragédias da aviação civil mundial, além de mostrar as mudanças que o acidente provocou na aviação brasileira e o impacto devastador sobre as famílias das vítimas.
Através de depoimentos inéditos, a produção expõe como o acidente foi catalisador do chamado "apagão aéreo" - um período de colapso na rede de aviação nacional que resultou em meses de atrasos e cancelamentos em todo o país, além de acidentes.
Uma investigação necessária
Produzida pela Pródigo Filmes em coprodução com a Sobretudo Produção, a série traz acesso a especialistas que analisam as falhas que causaram o acidente, além de imagens de arquivo com trechos de reportagens da época.
"Ele sempre foi um aeroporto desafiador para os pilotos na operação. Sempre teve uma fama de mau", afirma o piloto Gustavo Rocha no teaser divulgado pela Netflix. "Congonhas não tem área de escape. Termina a pista e não tem para onde correr. Ou cai lá embaixo... ou de um lado ou de outro", afirma outro entrevistado.
Data de estreia de "Congonhas - Tragédia Anunciada"
A Netflix preparou o lançamento da série para 23 de abril, data que promete reacender o debate sobre a segurança aérea no país. A direção é de Angelo Defanti, que assinou o roteiro em parceria com Fábio Leal. A produção executiva fica a cargo de Beto Gauss, Francesco Civita, Bárbara Defanti e Renata Grynszpan
Confira abaixo o teaser oficial divulgado pela Netflix:
0 Comentários